Arte Cénica no Centro Náutico de Monsaraz, em Alqueva

O projecto que venceu o concurso Archi’Nature 2022, assinado pelo artista Ivo Andrade, já está exposto no Lago Alqueva. A instalação artística intitulada “Itinerários pelo entendimento do que nos rodeia” já pode ser vista, junto ao Centro Náutico de Monsaraz, em Alqueva.

No concurso promovido pelo Município de Reguengos de Monsaraz, Ivo Andrade propôs abordar a sensibilização para a importância da árvore no equilíbrio dos ecossistemas, criando uma paisagem cénica de árvores dentro de três barcos, junto às margens do lago. As jovens árvores de espécies autóctones e adaptadas ao clima da região, vão permanecer nos barcos próximo do Centro Náutico de Monsaraz até serem plantadas no local definitivo.

leia também
Alqueva cede água para abastecer 500 hectares de regadio em Espanha

Nesta iniciativa europeia, o júri composto pelos parceiros do Festival Archi’Nature, por um representante da autarquia e outro de uma associação local, escolheu o projecto de Ivo Andrade que foi premiado com 1.500 euros para cobrir custos associados à participação e realização da obra. O autor, é um artista que realiza exposições desde 2006 e incorpora no seu trabalho o uso de diferentes disciplinas e materiais, desde fotografia, desenho, pintura e vídeo.

A recordar que o concurso Archi’Nature 2022 é cofinanciado pelo Programa Erasmus + da União Europeia e visa valorizar o território e os seus recursos naturais e paisagísticos através da arte e da utilização de materiais ecológicos.

198 Views
Scroll to top
Close
Browse Tags