Moura inaugura hoje exposição sobre o submerso Castelo da Lousa

A mostra “Castelo da Lousa, Memórias de um monumento submerso”, vai estar a partir de hoje, dia 03, na ala das exposições temporárias do Museu Municipal de Moura (antigo Matadouro), com abertura das portas às 16h00.

A autarquia de Moura lembrou em nota de imprensa, os 20 anos que passaram desde a inauguração da Barragem de Alqueva, o processo de submersão e o subsequente projecto de minimização de impacto patrimonial dos vários sítios arqueológicos.

Leia Também
Serpa promove hoje projecto “Rota do Território Hospitalário”

Agora, o Museu da Luz concebeu uma exposição consagrada ao arqueossítio do Castelo da Lousa. Embora submerso, este importante sítio, classificado como Monumento Nacional, e o espólio resultante das escavações anteriores à sua submersão, continuam a ser alvo de constantes estudos, informou o município. Esta exposição é a mais recente revisão histórica, arqueológica e de investigação sobre este sítio arqueológico. O Castelo da Lousa é um peculiar sítio arqueológico do período romano localizado na freguesia da Luz, que se encontra actualmente submerso pela albufeira de Alqueva.

A exposição “Castelo da Lousa, memórias de um Monumento Submerso” ficará patente até 28 de Maio de 2023.

306 Views
Scroll to top
Close
Browse Tags