A Distrital de Beja do Partido Social Democrata voltou a insurgir-se com a cessação da secretaria de estado da agricultura, Decreto de Lei publicado dia 27 de Janeiro de 2023 em Diário da República. Alertam em nota de imprensa, que a Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, passa a ser “assessorada apenas por uma Secretaria de Estado das Pescas”, quando na anterior legislatura, “contava com três”.
Este facto, dá ainda mais certeza “aos agricultores e ao PSD” que o objectivo do mandato da actual ministra será a “extinção do Ministério da Agricultura”.
BE prioriza a gestão da água para “abastecimento público e agricultura familiar”
No comunicado, o partido acusa a ministra de não ter “nenhuma competência ou conhecimento sobre o sector agrícola”, situação que foi visível “na incapacidade de negociação ou gestão da PAC com um PEPAC que muito vai penalizar o sector nos próximos anos. Vai terminar o Portugal 2020 com 24% dos fundos Europeus por executar na Agricultura”.
Depois de um ministério “esvaziado de competências”, o PSD afirmou que este será mais um “argumento” para as manifestações dos agricultores no país.