Alqueva cede água para abastecer 500 hectares de regadio em Espanha

A Barragem de Alqueva vai abastecer 500 hectares de regadio em Villanueva del Fresno, Espanha, um perímetro de terra inaugurado recentemente pelo presidente do Governo Regional da Extremadura Espanhola, Guillermo Fernández, de acordo com a informação no site Sudoeste Portugal.

Contactado pela Planície, o presidente da EDIA, José Pedro Salema clarificou o assunto e afirmou que esta é uma situação “autorizada” pela empresa gestora do Alqueva. “Há uma série de captações na margem esquerda em território espanhol, e em território português, sob administração espanhola, que foram identificadas e estão autorizadas a retirar água do Alqueva. Houve até o reposicionamento de algumas captações que ficaram inundadas com o envolvente da albufeira, que foram reabilitadas para continuarem a trabalhar”.

Leia Também
Presidente do Conselho de Administração da EDIA – José Pedro Salema

“Esses assuntos”, continua, “são geridos pela CADC – Comissão de Acompanhamento da Convenção de Albufeira”, tal como a questão dos novos perímetros de rega. Salema assegurou que houve “intenções muito antigas já manifestadas por Espanha para fazer essa captação e estamos a trabalhar para ter essas situações todas regularizadas”.

Não sendo por isso “surpresa que existe captação espanhola do Alqueva e é intenção da EDIA garantir que todos pagam o tarifário devidamente”, clarificou o CEO.
Há no entanto, “arestas por limar no âmbito dessas captações”, mas que estão a ser “definidas por esta comissão (CADC), entre os dois estados”, concluiu José Pedro Salema.

Os 500 hectares de rega consentidos pela entidade que gere o Alqueva, acarretou um investimento na ordem dos quatro milhões de euros, em que uma parte do valor, cerca de três milhões de euros, foi proveniente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

341 Views
Scroll to top
Close
Browse Tags