Dia Escolar da Não Violência e da Paz previne situações de Bullying

Com a finalidade de contribuir para a prevenção e o combate à violência em contexto escolar e na comunidade de crianças e jovens, assinalou-se ontem, dia 30, o Dia Escolar da Não Violência e da Paz, pela Guarda Nacional Republicana (GNR).

A força militar realiza um conjunto de acções de formação e de sensibilização, para consciencializar a comunidade escolar para a violência entre os pares (Bullying), prevenindo comportamentos de risco e promovendo valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência.

Criada em 1964, esta data foi criada para alertar para a necessidade de uma educação permanente pela Paz e pela Não Violência, procurando igualmente sensibilizar para a tolerância, solidariedade, justiça e respeito pelos direitos humanos junto dos estabelecimentos escolares.

Leia Também
Eco-Escolas no concelho de Serpa com distinção europeia

A GNR desenvolve iniciativas relacionadas sobre a temática em concreto, desde a idade pré-escolar até ao 3º ciclo, apesar de abordagens diferentes, pois considera “fundamental educar e prevenir este tipo de comportamentos desde cedo”.

No presente ano lectivo de 2022/2023, a Guarda realizou um total de 1043 acções de sensibilização, relacionadas com todo o tipo de violência, na comunidade escolar.

Aconselha ainda os pais a estarem atentos às alterações no humor dos filhos. Abatimento físico e/ou psicológico, sinais de impaciência ou ansiedade, piores resultados e desinteresse na escola, queixas físicas permanentes (dor de cabeça, de estômago, perturbações no sono, nódoas negras) ou qualquer outra mudança de comportamento, podem camuflar sinais de violência física ou psicológica.

Scroll to top
Close
Browse Tags