BE prioriza a gestão da água para “abastecimento público e agricultura familiar”

A distrital de Beja do Bloco de Esquerda (BE) reuniu recentemente com Luís Fazenda, do Secretariado Nacional, onde um dos temas abordados foi a água, com a prioridade do partido centrada no “abastecimento público” e na “agricultura familiar”.

O BE alertou que apesar das chuvas recentes que vieram melhorar “a situação de seca extrema e o nível de armazenamento, com destaque para a albufeira de Alqueva que atingiu 89% da sua capacidade”, este alívio não deve desviar as atenções “do problema estrutural”. Exemplificam com dados as diversas barragens do Alentejo que continuam com níveis de água baixos. Monte da Rocha (11%), Campilhas (12%), Roxo (37%), Santa Clara (37%) e Odivelas (50%).

Consideram que a situação na barragem de Santa Clara é a “mais preocupante, dado o uso e abuso da água pela agricultura intensiva, em detrimento do abastecimento público e dos pequenos agricultores, chamados ‘precários’, a quem tem sido cortado o acesso” Sobre esta situação, apontam o dedo ao Ministério da Agricultura, onde os grandes produtores podem ultrapassar a quota de água desde que paguem – Associação dos Beneficiários do Mira, quando o mesmo não acontece com os pequenos produtores da Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos concelhos de Aljezur e Odemira (AHSA), que “já nem conseguem pagar a água de que necessitam”.

Leia Também
Pesca em Alqueva desenvolve-se com o lagostim e o peixe do rio

Mas nem tudo são más notícias. A Assembleia da República aprovou a proposta do grupo parlamentar do BE, em que recomenda o investimento no projecto de “Reforço do Abastecimento de Água ao Algarve – Solução da Tomada de Água no Pomarão”, que tem como prioridade o abastecimento doméstico à comunidade envolvente, chegando até à freguesia de Mértola.

Na proposta, abstiveram-se a IL e “dois deputados do PS eleitos por Évora: Capoulas Santos e Norberto Patinho. Votaram contra o PSD, o Chega e dois deputados, “Pedro do Carmo, eleito por Beja e presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Pescas (CPAP) e João Nicolau, também membro da CPAP”.

O partido questionou que “dá que pensar”, que “três deputados alentejanos do PS contrariem o sentido de voto do seu partido e o interesse das populações que mais sofrem com a seca”.

O BE chamou a atenção para as prioridades do uso eficiente da água no Alentejo.

Scroll to top
Close
Browse Tags